segunda-feira, 21 de maio de 2012


Em um outro curso tínhamos que preencher um  PEI - Plano Educacional Individual, para um aluno com deficiência, foi uma experiência bem legal.

Segue abaixo o modelo


ALUNO: Emerson                     Idade: 06 anos e 6 meses

POTENCIALIDADES:  Pré-disposição e interesse pelo novo.
NECESSIDADES
DO ALUNO

Conhecer o ambiente escolar


Estabelecer um meio eficaz de comunicação
DA FAMÍLIA

Ser mais independente


Estabelecer um meio eficaz de comunicação
DA ESCOLA

Participar de todas as atividades propostas

Estabelecer um meio eficaz de comunicação
DESAFIOS
DO ALUNO

Participar das atividades propostas


Interagir e comunicar-se com os demais
DA FAMÍLIA

Estimulá-lo a ser mais independente, colocando regras e limites.

Confiar na escola, para que Emerson se sinta seguro neste espaço
DA ESCOLA

Oferecer recursos adequados para que o aluno participe de todas as atividades.

Proporcionar atividades de interesse do aluno
COMUNICAÇÃO
RECEPTIVA
Fala contextualizada com frases curtas
EXPRESSIVA
Iniciar uso de calendário

DOMÍNIO
ATIVIDADE
AMBIENTE
COMUNICAÇÃO
ADEQUAÇÕES
CASA
·  Ser independente na higiene e alimentação
· Ter maior autonomia na locomoção
· Todos os espaços da casa

Expressiva – iniciar calendário
Receptiva – falas contextualizadas com frases curtas
· Orientação e Mobilidade

ESCOLA
· Brincadeiras dirigidas
· Teatro
·  Jogos cooperativos
· Sala de AEE

Expressiva – iniciar calendário
Receptiva – falas contextualizadas com frases curtas
· Orientação e mobilidade
· Comunicação Alternativa
· Recursos de Tecnologia Assistiva
· Materiais e brinquedos adaptados


· Brincadeiras dirigidas
· Teatro
· Atividades pedagógicas

· Sala de aula comum

Expressiva – iniciar calendário
Receptiva – falas contextualizadas com frases curtas
COMUNIDADE
· Conhecer seu bairro e locais de comércio

· Mini-mercado do bairro, quitanda, lojas, casas.

Expressiva – iniciar calendário
Receptiva – falas contextualizadas com frases curtas
· Orientação e Mobilidade
· Comunicação Alternativa

LAZER
· Participar de variadas atividades de lazer

· Parque, shopping, praça, festas

Expressiva – iniciar calendário
Receptiva – falas contextualizadas com frases curtas
· Orientação e Mobilidade
· Comunicação Alternativa


ATIVIDADES
OBJETIVOS
CONTEÚDOS DE DESENVOLVIMENTO
CONTEÚDOS DAS ÁREAS ESPECÍFICAS
CONTEÚDOS DO PCN
APOIOS
· Listar os ingredientes necessários para a sala de frutas

· Ir à feira e comprar os ingredientes

· Preparar e degustar uma sala de frutas

· Organizar o espaço utilizado


· Reconhecer diferentes tipos de frutas

· Identificar as letras do alfabeto

· Reconhecer a importância da escrita

· Estabelecer relação quantidade-numeral

· Identificar sistema monetário

· Desenvolver procedimentos de caçulo

· Perceber semelhanças e diferenças

· Construir significado do número natural

· Reconhecer a importância de hábitos saudáveis e da higiene

· Favorecer o uso funcional do resíduo visual e auditivo

·  Oferecer e proporcionar exploração de materiais que favoreçam a simbolização


·  Comunicação e linguagem: interação e generalização de conceitos

· Sócio emocional: noção e aceitação do tempo de espera


· Interação com o meio


· Comunicação Alternativa

· Adequação de postura

Ciências Naturais 

· Reconhecimento dos alimentos como fontes de energia e materiais para o crescimento e a manutenção do corpo saudável;
· Adquirir hábitos de higiene

Língua Portuguesa:
· Reconhecimento da necessidade da língua escrita para planejar e realizar tarefas
· Valorização da leitura como fonte de fruição estética e entretenimento
· Exposição oral com ajuda do professor, usando suporte escrito

Matemática
· Reconhecimento do número no contexto diário
· Utilização de diferentes estratégias para quantificar.
· Estabelecimento de comparações
· Construção de Calendário específico para a atividade

· Reprodução de réplicas de dinheiro com relevo

· Identificar os objetos a serem utilizados com cores contrastantes

Querid@s,

Já tinha assistido o vídeo "Duelo de Banjo", porém receb o link de um amigo e resolvi compartilhar, pois é incrível.

Espero que gostem.

http://www.youtube.com/watch?v=V2VsFe9zYjc&noredirect=1

Abraços