segunda-feira, 30 de abril de 2012

Relatório das atividades do aluno usando Tecnologia Assistiva

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS
Módulo 2 - Introdução à Informática Acessível
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Relatório das atividades do aluno usando Tecnologia Assistiva 
Professor-cursista: Katia Aparecida Cibas

1.       Aluno:

Robson (nome fictício)
DN: 25.11.2005
Deficiência: Paralisia Cerebral
Ano escolar: 1º
Habilidades: Robson não apresenta comprometimento cognitivo, é muito esperto, atento, adora ouvir histórias e músicas, já reconhece seu nome e dos colegas, reconhece o alfabeto e numerais. Não apresenta dificuldade nas atividades escolares, as atividades gráficas são realizadas no computador ou ampliadas. Tem boa compreensão e consegue comunicar-se através de sons, olhares ou apontando o que quer.
Dificuldades: apresenta dificuldade nas atividades motoras, devido comprometimento dos membros superiores e inferiores. Não fala.

2. Descrição da atividade planejada pelo professor

Atividade – recontar a história da Páscoa e cantar as músicas: Coelhinho da Páscoa e Coelho Bossa Nova

3. Tecnologia Assistiva escolhida


Prancha de Comunicação, confeccionada com figuras do BoardMaker

4. Reflexão sobre a experiência:
a. Dúvidas, facilidades e dificuldades no manuseio da tecnologia por parte do aluno

Desde março vinha conversando com Robson e sua professora da sala comum,  sobre  a possibilidade do uso de Prancha de Comunicação, porém sem efetivar seu uso. Na semana passada montei a Prancha com figuras sobre a Páscoa e as músicas citadas acima. Em sala de aula a professora contou uma história sobre o significado da Páscoa e pediu para os alunos recontarem. Então mostrei a Prancha ao Robson e disse que ele poderia utilizar para realizar a atividade, ele ficou maravilhado e não teve dificuldade, porém sua professora ficou impaciente com a demora em ele apontar as figuras e também não gostou de “traduzir” a recontagem da história, ao final da aula ela disse que teria sido mais prático que ele escrevesse no computador ou desenhasse o que entendeu. Questionei porque se todos recontaram a história oralmente, ela ficou disse que teria sido mais prático e menos cansativo para ele, expliquei novamente a importância do uso da Prancha para que Robson se comunique com todos. Ele também usou as figuras para acompanhar as músicas. Em outro momento, individualmente, use com ele o Teclado Livre, ele teve muita dificuldade em coordenar os movimentos, preferindo o teclado comum.

b. Análise da produção do aluno: (qualidade do trabalho; estratégias, raciocínios, conceitos  envolvidos...)

Robson saiu-se muito bem com a Prancha de Comunicação, apesar de ser a primeira vez que utilizou antes em atendimento, usávamos miniaturas para facilitar sua comunicação. Ele gostou da Prancha e já confeccionamos uma de rotina com atividades da escola e algumas de casa, combinamos de irmos colocando mais figuras aos poucos. Ele fez questão de apresentar a Prancha para sua mãe e pediu que eu a ensinasse a utilizar também. Nossa maior dificuldade esta sendo a impaciência da professora.

c. Conclusões: (pertinência da atividade, considerações e comentários adicionais, etc.)

Acredito que o uso da Prancha irá facilitar bastante a comunicação de Robson, ainda falta ensinar seus amigos e outros funcionários da escola como utilizá-la e principalmente trabalhar mais em parceria com a professora da sala comum, para que ele perceba a funcionalidade e importância da Prancha de Comunicação.
Quanto ao uso do Teclado Livre não foi eficaz, portanto, não será mais utilizado.

I Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Suzano

I Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Suzano

Na manhã deste sábado (28/4), o vice-prefeito Walter Bio representou o prefeito Marcelo Candido na abertura oficial da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Emef Antonio Marques Figueira, na região central da cidade.

Com o tema “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência: novas perspectivas e desafios”, evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o apoio da Prefeitura de Suzano, por meio das secretarias de Promoção da Cidadania e Inclusão Social e de Participação e Descentralização,.

“Todos os deficientes tem direitos e devem ser respeitados como qualquer cidadão. Por isso, um evento como este é muito importante para podermos discutir e divulgar esses direitos, pois infelizmente o preconceito ainda existe em nosso sociedade”, disse Bio em seu discurso.

O vice-prefeito aproveitou a oportunidade para destacar a mudança da empresa de transporte coletivo na cidade, a partir do cancelamento do contrato com a Viação Suzano (Visul) e a contração emergencial da Radial Transportes. “Hoje é um dia de muita alegria para nossa cidade, pois todos sabem o quanto o prefeito Marcelo Candido sofreu nos últimos sete anos com a questão do transporte público. Finalmente a justiça foi feita e a Prefeitura pode cancelar o contrata com a Visul. Agora um nova empresa assumiu o serviço com 80 ônibus seminovos, sendo 17 com acesso para deficientes”, enfatizou.

O secretário de Promoção da Cidadania e Inclusão Social, José Márcio de Souza Cândido, falou da importância do conselho e do Poder Público discutirem em conjunto a implementação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. “Nessa conferência faremos os debates a partir de uma analise sobre a Convenção da ONU e neste sentido a secretaria se coloca à disposição do conselho para encaminhar as deliberações e construir em conjunto as propostas”.

Ele valorizou ainda a preocupação do atual governo em garantir acessibilidade nos novos equipamentos públicos construídos a partir de 2005. “Nesse governo todas as novas obras são projetadas de modo a garantir a acessibilidade das pessoas”, lembrou Márcio.

A vice-presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Vera Márcia Lino, que é representante da sociedade civil, reforçou o objetivo do evento. “Hoje é o dia de nós debatemos, tirar propostas e eleger representantes para próxima etapa. Por isso, essa conferência é muito importante”.

O representante do Conselho Estadual, Ricardo de Oliveira Pedroso, elogiou o empenho da administração suzanense em assegurar ônibus com acessibilidade. Esse é um bom começo. Alguns podem achar que 17 ônibus adaptados é pouco, e deve ser, mas quem sabe no futuro esse número aumente e Suzano posso ter até 100% de sua frita adaptada. Quando falamos em acessibilidade, não falamos apenas das pessoas com deficiência, mas também dos idosos entre outros, pois a acessibilidade atinge e abrange a todas as pessoas”.

Após a abertura os mais de 100 participantes ouviram considerações de Pedroso acerca da luta pelos direitos da pessoa com deficiência, assistiram a um vídeo do Plano Nacional Viver sem Limites e seguiram para discussão dos quatro eixos temáticos: Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; e Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

Os debates abordarão os aspectos da equidade e o direito de cidadania, assim como as demais diretrizes constitucionais da universalidade, da integralidade, da participação social e da descentralização; da afirmação dos valores da solidariedade social e da responsabilidade de todos nesse processo; das estratégias de controle social para o alcance dos objetivos delineados na proposta e da importância estratégica dos recursos humanos e financeiros para o tema central.

Também ocorreu a eleição dos 12 delegados, sendo seis do Poder Público e seis da sociedade civil, que representarão Suzano na 3ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, prevista para junho, em Baruerí. A etapa Estadual deve ser realizada em julho, na capital. Já a Conferência Nacional está marcada para dezembro

Retirado do site http://www.suzano.sp.gov.br/CN03/noticias/nots_det.asp?id=7119